Historicamente, em Portugal, a televisão começa através de radiodifusão, em “sinal aberto‟ e analógico, constituindo assim uma alternativa aos conteúdos da antiga rádio.A forma de distribuição via ondas de rádio tem a vantagem de cobrir de forma rápida, fácil e barata todo o país e permanece como meio de transporte por excelência até fins dos anos 90. Começa a ser nesta época que surgem alternativas como a televisão por cabo ou por satélite que fornecem mais conteúdos e com maior qualidade. A par destes serviços, o acesso à internet desenvolve-se para se tornar num serviço mais acessível ao público geral.
Desde os anos 90 que a internet é o serviço que mais tem evoluído, passando a ter débitos maiores e acessos a conteúdos cada vez mais apelativos. Devido a esta evolução da internet e à criação de empresas que operam sobre este serviço, surgiu a ideia de aproveitar as redes IP para criar um serviço de televisão que não se limitasse apenas a visualização de conteúdos televisivos. Esta ideia ganha força pela já existência de redes IP até casa dos utilizadores.
O seriço dispõe assim de um serviço de televisão interactivo com mais conteúdos multimédia e com melhor qualidade. Isto faz com que o serviço se torne muito apelativo ao utilizador.
Em termos históricos, a primeira emissão televisiva via internet teve lugar em 1995 com o programa da ABC “
World News Now” com o intuito de estender a sua emissão a qualquer espectador com um computador, uma ligação à internet e o
software de conferências
CU-SeeMe[1]. O termo IP/TV apareceu apenas mais tarde às mãos da empresa
Precept Software como um produto capaz de transmitir vídeo e áudio via
multicast ou
unicast, de uma ou diversas fontes, usando os protocolos RTP e RTCP. Esta definição, apesar de grosseira, mantém-se até aos dias de hoje. A empresa
Precept Software foi adquirida em 1998 pela
Cisco que detém até hoje os direitos sobre IPTV.
Em Portugal o serviço IPTV apareceu apenas em 2006 com a Clix, em 2007 na PT com o serviço “meo” (através de várias plataformas como ADSL (IPTV), Fibra Óptica (IPTV), satélite e 3G) e mais recentemente com o serviço “ZON Íris” da ZON.