Custos relativos ao IPTV para as operadoras

    Nesta secção serão abordados os custos de manutenção. Estes são as principais despesas que uma operadora de IPTV apresenta.
    Os custos das operadoras dividem-se em custos de instalação e custos de operação. Dentro dos custos de instalação, temos os custos com a infra-estrutura da rede, custos com o software usado na rede (exemplo: sistema de gestão da rede) e custo com estruturas específicas (exemplo: Construção de edifícios e custos de logística). Os custos operacionais englobam os custos de manutenção, reparação da rede, de supervisionamento, serviços de facturação, planeamento de operação e de marketing . Para a Alcatel-Lucent os custos com as infra-estruturas e software dividem-se em 3 categorias [6]:
.Rede Doméstica: Gateway residencial e STB
.Rede serviço: segurança e supervisionamento, plataforma HW IPTV, plataforma SW.
.Rede Acesso: rede óptica, rede acesso, agregação IP & Ethernet, rede do data center, integração do sistema.

 

  • Exemplo de custos

    Um exemplo de custos que uma operadora pode apresentar é apresentado de seguida. Neste exemplo são consideradas duas soluções de produtos:
.Media Excel’s HERA 4000 encoder/transcoder product, based on TI DaVinci DSPs
.3rd party encoder/transcoder product, based on Intel quad-core GPPs
    Ambas as soluções são configuradas para providenciar os mesmos resultados em termos de número de canais, número de perfis de saída por canal, qualidade de vídeo e áudio, e conjunto de recursos. Na análise dos custos foram tidas em conta os custos de aquisição, custos de manutenção (20% anual), custos de consumo de electricidade (KWh).
    Na ilustração 10 são apresentados os custos de instalação (CAPEX) e custos de operação (OPEX) ao longo de 5 anos. O serviço apresenta 120 canais, uma fonte MPEG-2 SD e um output H.264 SD [7].

custo_operadoras