Nesta secção serão abordados os custos de manutenção. Estes são as principais despesas que uma operadora de IPTV apresenta.
Os custos das operadoras dividem-se em custos de instalação e custos de operação. Dentro dos custos de instalação, temos os custos com a infra-estrutura da rede, custos com o software usado na rede (exemplo: sistema de gestão da rede) e custo com estruturas específicas (exemplo: Construção de edifícios e custos de logística). Os custos operacionais englobam os custos de manutenção, reparação da rede, de supervisionamento, serviços de facturação, planeamento de operação e de marketing . Para a Alcatel-Lucent os custos com as infra-estruturas e software dividem-se em 3 categorias [6]:
.Rede Doméstica: Gateway residencial e STB
.Rede serviço: segurança e supervisionamento, plataforma HW IPTV, plataforma SW.
.Rede Acesso: rede óptica, rede acesso, agregação IP & Ethernet, rede do data center, integração do sistema.
Um exemplo de custos que uma operadora pode apresentar é apresentado de seguida. Neste exemplo são consideradas duas soluções de produtos:
.Media Excel’s HERA 4000 encoder/transcoder product, based on TI DaVinci DSPs
.3rd party encoder/transcoder product, based on Intel quad-core GPPs
Ambas as soluções são configuradas para providenciar os mesmos resultados em termos de número de canais, número de perfis de saída por canal, qualidade de vídeo e áudio, e conjunto de recursos. Na análise dos custos foram tidas em conta os custos de aquisição, custos de manutenção (20% anual), custos de consumo de electricidade (KWh).
Na ilustração 10 são apresentados os custos de instalação (CAPEX) e custos de operação (OPEX) ao longo de 5 anos. O serviço apresenta 120 canais, uma fonte MPEG-2 SD e um output H.264 SD [7].