O serviço IPTV é um serviço de televisão e como tal é importante perceber as características do sinal de vídeo. Visto que o serviço opera com televisão digital apenas serão abordadas as suas características
Em televisão digital, a grande diferença em relação ao sinal analógico é o facto da captação da luminância e das crominâncias não ser feita de forma contínua no tempo, passando-se a amostrar estas grandezas em pontos da imagem e a quantificar esses valores, codificando-os em palavras binárias. Significa que cada imagem é vista como uma grelha de pontos em que a cada um dos quais está associado um valor de luminância e dois de crominância. A resolução destes pontos por imagem está portanto directamente relacionada com a nitidez que será percebida pelo utilizador final do sinal de vídeo. É de notar que, como já foi referido para a televisão analógica, o sistema visual humano não é tão sensível às crominâncias como à luminância. Deste modo, não há razão para que na maior parte das aplicações se faça amostragem destas duas componentes com a mesma resolução. Foram definidos por isso diferentes formatos de subamostragem da cor:
1) 4:4:4 – É amostrado o mesmo número de pontos quer para a luminância quer para a crominância.
2) 4:2:2 – São amostrados na horizontal para as crominâncias metade dos pontos amostrados para a luminância.
3) 4:2:0 – Tanto na vertical como na horizontal o número de pontos amostrados para as crominâncias é metade do número de amostras de luminância.
Cada amostra do elemento de imagem com maior resolução (nestes casos é a luminância) é denominada um pixel. O problema em termos das redes de distribuição de televisão é que quanto maior for esta resolução, maior será o débito que a rede terá de suportar não só em termos de núcleo como também no acesso a cada utilizador. Como exemplo, se se considerar uma resolução standard de televisão 576 x 720 (linhas x colunas) no formato 4:2:2 e uma codificação do sinal de vídeo em PCM, o número de amostras por segundo necessário para transmitir uma sequência de vídeo com uma resolução temporal de 25 imagens por segundo seria dada por:
(576 x 720 + 2 x 576 x 360) x 25 = 20736000 amostras/s
Se forem usadas palavras de 8 bits por cada amostra de luminância ou crominância, o débito total que terá de ser assegurado pela rede para transmissão desta sequência será de:
Db = 20736000 x 8 = 166 Mbit/s
(1080 x 1920 +2x1080 x 960) x 25 = 103680000 amostras/s
Db (HD) 103680000 x 8 = 830 Mbit/s