Introdução IPTV

    O aparecimento do serviço IPTV deve-se ao aumento da capacidade das redes IP. Estas começaram a apresentar maiores larguras de banda e débitos binários, que permitiram um conteúdo de televisão ser transmitido sobre a rede IP. O IPTV não é apenas um canal de televisão mas sim um conjunto de interactividades e funcionalidades disponíveis para o utilizador. Essas funcionalidades e interactividades tornam este produto muito atractivo para as operadoras e utilizadores.

O que é o IPTV?

    O IPTV é um serviço de distribuição de televisão digital usando uma rede IP. O conteúdo é acedido por uma set-top-box que o exibe numa televisão, por um computador ou mesmo por um telemóvel. O IPTV apresenta muitas funcionalidades não se limitando apenas a difusão de televisão. Este serviço disponibiliza uma série de interactividades com o utilizador, um serviço de vídeo-on-demand entre outros. A diferença deste serviço é usar uma rede IP para transporte e uma ligação a internet em casa dos utilizadores. Assim sendo existe a possibilidade do serviço de televisão ser incluído num pacote, denominado triple-play, em conjunto com acesso a internet e telefone fixo.

Porquê IPTV?


    Embora se possa pensar que se trata de um serviço de televisão e que pouco veio revolucionar a indústria pois a televisão já era um serviço existente e bem implementado, isso não é bem verdade. O IPTV veio alterar o modo como se vê televisão. Este disponibiliza interactividade que os serviços já existentes não possuem. Começou a ser possível aceder a conteúdos de entretenimento, conteúdos musicais e outros tipos de conteúdos. Passou a ser possível fazer pausa ao vídeo, recomeçar a ver um filme que já tenha acabado, aceder à net e a participar em passatempos através do comando por exemplo. Foi disponibilizado também o serviço vídeo-on-demand, que como o próprio nome indica é a escolha e pedido de visualização ou acesso de um vídeo, série ou outro tipo de conteúdo em qualquer altura.