Evolução Histórica
No final dos anos 90 quando os primeiros produtos em High Definition (HD) surgiram no mercado, a sua aceitação por parte dos consumidores não foi a melhor. O principal problema dos utilizadores era a inexistência de uma maneira fácil e barata para gravar e reproduzir este tipo de conteúdos.
Os suportes com codecs HD quase não existiam, somente as Digital VHS da JVC e as HDCam da Sony permitiam gravar conteúdos em HD.
Para o Blu-ray surgir foi necessário desenvolver um novo laser. Esse novo laser foi criado por Shuji Nakamura e foi denominado blue laser diode. A vantagem deste novo laser era permitir fazer gravações de discos com alta densidade e consequentemente aumentar a sua capacidade. Apesar desta nova tecnologia funcionar perfeitamente, a introdução destes novos discos no mercador foi demorada, devido a problemas legais relacionados com patentes.
Somente no início do século XXI é que surgiram os primeiros projectos que utilizavam este novo sistema de gravação. A Sony e a Philips foram as grandes pioneiras começando por lançar o UDO (Ultra Density Optical) e unindo-se mais tarde à Pioneer para lançar o DVR Blue. O DVR Blue era um sistema superior ao UDO pois permitia fazer regravações.
Os primeiros protótipos do DVR Blue surgiram no final do 2000. Mais tarde, no início de 2002, este projecto foi finalmente anunciado como Blu-ray Disc (BD) e foi criada a Blu-ray Disc Founders.
O primeiro dispositivo de leitura e gravação de Blu-ray surgiu no Japão apenas em 2003, com um preço recomendado de 3800 USD. O grande objectivo era o Blu-ray ser o novo standard para os filmes em alta definição, o que não se revelou fácil, pois na altura não existiam conteúdos cinematográficos disponíveis para este sistema.
Para os estúdios de Hollywood adoptarem o Blu-Ray a sua segurança tinha que estar assegurada, tendo estes feito a imposição de que os leitores teriam de estar equipados com o sistema Digital Rights Management (DRM) mais eficiente que o seu precedente, o Content Scramble System(CSS) utilizado nos DVD's.
Quando em 2004, a Blu-ray Disc Founders se tornou a Blu-ray Disc Association (BDA) e a 20th Century Fox decidiu aderir ao Blu-ray, este novo sistema teve uma rápida expansão, vindo mesmo a tornar-se no formato universal de armazenamento de conteúdos em alta definição.