Futuro
Depois de vencer a batalha com o HD-DVD pela supremacia no mercado dos filmes em alta definição, o futuro do Blu-ray parecia risonho. Todavia nos tempos de hoje, com o desenvolvimento da internet e com o aumento dos títulos em alta definição disponível online, o futuro do Blu-ray pode estar em risco. A tecnologia está em constante desenvolvimento.
Com o aumento do número de layers dos discos e com o aperfeiçoamento dos lasers de leitura e gravação, cada vez será possível gravar mais informação nos Blu-ray Discs. Nomeadamente o novo Blu-ray - denominado BDXL - virá em duas versões: a de 128GB será do tipo write-once, que só permite uma gravação (como os discos CD-R e DVD-R); a outra versão terá menos capacidade (100GB), mas será do tipo rewrittable, que pode ser apagado e reutilizado. Esses discos serão de três ou quatro camadas, o que quer dizer que, para rodá-los, serão lançados novos players e gravadores compatíveis, dado a unidade óptica ter de ser diferente. Este factor pode ser importante para as empresas distribuidoras de conteúdos em Blu-ray poderem oferecer mais conteúdos aos seus clientes.
Como no mercado da música, também no mercado dos filmes os riscos da pirataria estão bem presentes. Cada vez mais se vendem mais filmes gravados ilegalmente, a preços mais acessíveis ao consumidor. Este factor também pode ser importante para enfraquecer o Blu-ray e as empresas que queiram apostar neste formato para lançar os seus conteúdos.
Por enquanto esses riscos ainda estão a alguma distância. Se analisarmos a tendência do mercado, como já foi analisado anteriormente e observado na Figura 7, a tendência actual é de o número de filmes em Blu-ray aumentarem cada vez mais.