Mercado
No mercado cinematográfico actual existem dois formatos que se destacam, tanto a nível de filmes editados, como em quantidade de vendas. Até à data existem aproximadamente 60.000 filmes em DVD disponíveis ao público, que se opõem aos cerca de 6.000 oferecidos pela Blu-ray. Esta discrepância entre os dois formatos deve-se principalmente ao facto de os filmes em DVD terem sido disponibilizados no mercado 10 anos antes dos filmes em Blu-Ray.
No entanto é importante frisar que a massificação dos filmes em DVD foi bastante mais rápida do que a dos filmes Blu-ray. Se for tomada como referência a data do primeiro filme lançado em DVD ("Twister", Junho de 1996) chegamos à conclusão que, em média, foram lançados cerca de 310 filmes por mês. Por outro lado, ao analisar a evolução dos lançamentos de filmes em Blu-ray, observa-se que estes foram lançados a um ritmo bastante inferior, cerca de 83 por mês, desde o primeiro filme lançado (20 de Junho de 2006).
Na Tabela seguinte são apresentados os números dos filmes lançados em DVD e Blu-ray entre Junho de 2006 e Maio de 2012.

Quantidade de filmes lançados anualmente entre Junho de 2006 e Maio de 2012.
Os números apresentados acima demonstram a evolução do mercado dos filmes nos últimos anos. Verifica-se que enquanto o número de filmes lançados anualmente em Blu-ray tem vindo a aumentar, o contrário acontece com os filmes em DVD. No início do ano de 2010, o número de filmes lançados nos dois formatos foi quase igual, o que demonstra uma tendência para uma supremacia do Blu-ray relativamente ao DVD.
Esta evolução temporal pode ser verificada na figura seguinte onde é possível analisar a evolução do número de títulos lançados em cada ano. Conseguimos então verificar a tendência de diminuição nos lançamentos de filmes em DVD em oposição ao aumento em Blu-ray, como foi referido anteriormente.

Evolução do número de filmes disponibilizados entre 2006 e 2012.
Relativamente às vendas de filmes nos EUA (2008), o Blu-ray representava cerca de 10%, distanciando-se dos 90% de vendas em DVD. Desde essa altura, como era de esperar, as vendas de filmes em Blu-ray aumentaram significativamente, representando neste momento quase 50% das vendas de filmes nos EUA. Este número é impressionante se for tido em consideração que apenas 15% dos Norte Americanos têm um leitor Blu-ray (incluindo Playstation3), enquanto que 85% têm leitores de DVD. Relativamente a Televisões HD, cerca de 50% dos lares possuem uma TV de alta definição. Este factor pode ser importante para a rápida expansão do Blu-ray.