Introdução

Devido ao desenvolvimento tecnológico no mercado dos conteúdos em alta definição, foi necessário desenvolver um novo sistema, com uma capacidade de armazenamento superior à dos DVD's que fosse capaz de armazenar filmes em alta definição.

O DVD, tornou-se claramente insuficiente para armazenar a enorme quantidade de informação necessária para armazenar dados em alta definição. Para fazer face ao problema existiam duas possibilidades, ou se aumentava a capacidade de armazenamento ou se melhoravam os codificadores de áudio e vídeo de modo a reduzir o tamanho dos vídeos em alta definição.

Após vários testes chegou-se à conclusão que mesmo que se melhorassem significativamente os codificadores, a criação de um novo formato de discos era fundamental.

Foi neste contexto que surgiu o Blu-ray, um formato de discos com uma capacidade de armazenamento elevada, que conseguia responder às necessidades do mercado. Embora a sua implementação não tenha sido fácil, hoje em dia o Blu-ray é o formato universal para o armazenamento de filmes em alta definição.