Competição

A competição no mundo dos tablets faz-se principalmente ao nível do equipamento e do Sistema Operativo. No entanto, estes dois níveis de competição estão intimamente ligadas já que, excetuado alguns casos, a companhia que fornece o equipamento já o fornece com o Sistema Operativo incluído.

Neste segmento temos dois grandes competidores, principalmente no que se refere ao Sistema Operativo. Estes dois competidores são:


  iPad

O líder de mercado neste segmento é sem dúvida a Apple, que com o seu iPad conseguiu atingir valores de vendas de 69 milhões de unidades equipadas com o seu Sistema Operativo iOS. Este valor revela claramente a superioridade da Apple se tivermos em conta que o número total de tablets vendidos foi de 103,5 milhões, atingindo assim uma cota de mercado de aproximadamente 67%. Tal é visível no Gráfico 3, onde podemos verificar que o Apple iOS foi líder de mercado nos dois semestres de 2011, sendo ainda de notar que existe uma tendência de crescimento do Apple iOS de um semestre para o outro, o que pode indicar uma tendência do mercado para este Sistema Operativo.

Este domínio da Apple no mercado dos tablets pode ser explicado por uma série de fatores. O primeiro e mais óbvio tem a ver com a Apple ter sido a grande precursora do novo mercado dos tablets. O facto do seu iPad ter sido a grande alavanca que levou ao ressurgimento desta tecnologia no quotidiano fez com que facilmente se notabilizasse e que fosse associado à marca de referência neste tipo de equipamento.

A juntar a isso, o iPad foi preparado e apresentado como sendo um produto na linha daqueles que a Apple tinha desenvolvido até ao momento com resultados estrondosos no mercado. A tecnologia de multi-touch capacitivo já havia sido incorporada em outros produtos Apple (iPhone, iPod Touch), já sendo familiar para os utilizadores e tendo sido aceite com muito entusiasmo pelo mercado. No fundo, a diferença entre estes produtos já existentes e o iPad passou pelo tamanho da tela, que é bastante relevante quando pensamos que a principal utilidade atribuída ao equipamento está relacionada com o entretenimento, e ainda a capacidade de processamento e de armazenamento.

A familiarização com o Sistema Operativo e o seu funcionamento é sem dúvida um outro trunfo que joga a favor do iPad e da Apple, que fazem questão de manter a consistência entre produtos.


  Android

Apesar deste domínio da Apple e do seu Sistema Operativo iOS no mercado, não se pode descurar o seu grande concorrente no mercado, o Sistema Operativo Android. O Android é um Sistema Operativo baseado em Linux, e que foi em 2009 adquirido pela Google e um consórcio de outras grandes empresas.

Sendo baseado em Linux, tem como vantagem ter uma grande comunidade de programadores a desenvolverem aplicações que tornam o Sistema Operativo mais completo e com mais soluções para os utilizadores finais. Exatamente por ter como base um kernel de Linux tornou-se na escolha óbvia para Sistema Operativo de uma série de empresas que produzem tablets e que não pretende desenvolver os seus próprios Sistemas Operativos, já que a capacidade de adaptação deste Sistema Operativo aos seus equipamentos é boa.


  Alternativas e previsões de Crescimento

Como tal, não é de estranhar que os grandes competidores a nível de Sistema Operativos sejam o iOS e o Android, apesar de existirem outras alternativas no mercado, como o Microsoft e o QNX, que são alternativas marginais neste momento.

Não deixa ainda de ser interessante perceber qual a previsão da tendência de crescimento dos Sistemas Operativos, a qual podemos verificar no Gráfico 4. Pela análise deste gráfico é possível verificar que se prevê um aproximar do Android ao iOS, muito devido à tendência para mais marcas entrarem no mercado de produção de tablets e de a opção pelo Sistema Operativo recair no Android.


Gráfico 3 – Vendas de Sistemas Operativos tablet nos dois trimestres de 2011


Gráfico 4 – Tendência de vendas de Sistemas Operativos até 2015