Tecnologia

No que se refere à composição de um tablet, podemos dividir a sua arquitetura em cinco grandes blocos, como é visível na Imagem 1:

  • Bloco de Áudio;
  • Bloco de Conectividade;
  • Bloco de Display;
  • Bloco de Gestão de energia;
  • Processador de Aplicações;

  • Bloco de Áudio

    Neste bloco estão incluídas todas as componentes que fazem parte do sistema de áudio de um tablet. Este dispositivo por norma utilizada um codec SGTL5000, um codec especialmente eficiente para música e reprodução de voz. Este codec tem como principal característica o facto de ser um codec de baixo consumo a nível de energia, que é um requisito fundamental num dispositivo que se pretende que tenha bastante autonomia, não deixando de ter uma performance e funcionalidade alta. A nível de consumo de energia, este codec consegue utilizar menos de 9.3mW para um Signal-to-Noise Ratio de 101 dB, um valor muito interessante para este tipo de dispositivos. De referir ainda que este codec suporta inputs que variem entre os 6,144MHz e os 27MHz.


    Blodo de Conectividade

    O bloco de conectividade é composto por três elementos, e um quarto que pode estar presente ou não, conforme o equipamento.

    Nos três primeiros elementos encontra-se um bloco de WiFi para ligação a Local Area Networks, que permite que quando no raio de ação de um ponto de acesso se possa efetuar uma ligação e se tenha a partir daí acesso à Internet.

    Temos ainda um dispositivo Bluetooth, que permite a ligação a Personal Area Networks e é tem como principal função permitir a comunicação com outros dispositivos que disponham desta tecnologia e se encontrem numa área de no máximo alguns metros. Finalmente dispõe de um dispositivo de Near Field Communication, pouco utilizado na Europa, mas bastante comum nos Estados Unidos. Baseado na tecnologia RFID, permite efetuar comunicações rádio com outros objetos que se possuam a mesmo standard e se encontrem próximos.

    Existe ainda o quarto elemento cuja existência depende do produtor do dispositivo e que é uma interface para o padrão 3G. O 3G permite uma ampla largura de banda para transmissão de dados a longas distâncias, normalmente através das redes de telecomunicações móveis já implementadas.


    Bloco de Display

    No bloco de display encontram-se vários elementos, desde o ecrã LCD, a uma porta HDMI, passando por um sensor de proximidade e um controlador de touch screen.

    O controlador de touch screen é extremamente importante nesta tecnologia, dado que é o que permite que o tablet implemente uma tecnologia de multi touch capacitivo, ou seja, que não seja necessário aplicar uma quantidade significativa de pressão para que o impulso seja compreendido pelo controlador, e que ao mesmo tempo seja capaz de reconhecer mais do que um toque no touch screen. Dado que esta é uma das características mais relevantes deste equipamento, compreende-se facilmente a sua importância na usabilidade do dispositivo.

    De referir ainda a utilização de sensores de luminosidade, que permitem efetuar uma constante atualização da luz ambiente, e assim ajustar a luminosidade do ecrã e reduzir o consumo de energia.


       Bloco de Gestão de Energia

    Neste bloco é efetuada toda a gestão e manutenção da energia fornecida ao dispositivo para realizar as tarefas pretendidas. Dado que a autonomia é extremamente relevante na utilização deste dispositivo, este bloco é muito importante para que a experiência de utilização seja boa para o utilizador e que uma das principais vocações do tablet seja atingida.


      Processador de Aplicações

    Este módulo efectua a gestão das aplicações que são corridas no tablet, bem como do display e do áudio. No que toca a Sistemas Operativos os mais utilizados são o iOS da Apple e ainda o Android.


    Imagem 1 – Diagrama de blocos de um tablet