Negócio

Desde o lançamento do iPad no ano de 2010 que o mercado dos tablets se tornou um dos focos mais relevantes para as empresas que produzem este tipo de tecnologia, tanto a nível de software como de hardware.

A nível da venda de equipamento, a escalada tem sido exponencial. Como é possível verificar pelo Gráfico 1, a venda deste equipamento tem conhecimento um crescimento acentuado sendo que as previsões para os próximos anos indicam que a tendência se deve manter havendo apenas um decréscimo em 2015, já que se prevê que exista uma saturação do mercado nessa altura.

Interessante é perceber até que ponto este crescimento na venda de tablets irá colidir com a venda de outros equipamentos mais tradicionais como os PC’s, e qual o espaço que os tablets vão ocupar no mercado. A importância de perceber esta tendência é elevada, dado que a nível de planeamento do negócio e da tomada de decisões estratégicas está intrinsecamente ligada ao crescimento das tecnologias. Como é possível verificar pelo Gráfico 2, a tendência de crescimento verificasse para ambos, no entanto é claro que vai haver uma aproximação do número de dispositivos tablet ao número de PC’s convencionais.

Outro mercado que está intimamente ligado aos tablets é o mercado de venda de aplicações. Este mercado é importante porque é o grande complemento ao próprio equipamento, já que o permite dotar de todas as funcionalidades que não vindo de raiz com o equipamento o tornam cada vez mais útil ao consumidor. Além disso, é um mercado no qual a entrada de outras companhias que não as que produzem o dispositivo podem entrar, e no qual podem fazer negócio.

Através das aplicações adquiridas pelos utilizadores conseguimos perceber qual o tipo de utilização dada pelos utilizadores destes dispositivos. E nesse campo visitando os sites que facultam este tipo de aplicações tornasse claro que a grande parte dos utilizadores destes equipamentos o fazem por recreação. Assim, tudo o que é conteúdo multimédia (visualização de vídeos, jogos) está no topo das preferências dos utilizadores destas plataformas e este é um indicador muito importante para as empresas que pretendem entrar neste mercado.

<meta name="GENERATOR" content="LibreOffice 3.4 (Unix)" /> <style type="text/css"> <!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } --> </style> <p style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><font size="2">Gráfico 2 – Vendas de tablets vs. PCs</font></p> </p> <div style="text-align: justify;"> </div> </div> <br /> </div> <!--FOOTER--> <div style="width: 614px;" id="footer"> <div style="text-align: center; width: 628px;"><span style="font-style: italic;">    Esta página foi desenvolvida por </span> <i>Frederico Azevedo (55921), Simão Silva (55972) e João Rezende (55994), alunos do Instituto Superior Técnico, no âmbito da cadeira Comunicação de Audio e Video</i><br /> </div> <i><br /> </i></div> </div> </body></html>