Negócio
Desde o lançamento do iPad no ano de 2010 que o mercado dos tablets se tornou um dos focos mais relevantes para as empresas que produzem este tipo de tecnologia, tanto a nível de software como de hardware.
A nível da venda de equipamento, a escalada tem sido exponencial. Como é possível verificar pelo Gráfico 1, a venda deste equipamento tem conhecimento um crescimento acentuado sendo que as previsões para os próximos anos indicam que a tendência se deve manter havendo apenas um decréscimo em 2015, já que se prevê que exista uma saturação do mercado nessa altura.
Interessante é perceber até que ponto este crescimento na venda de tablets irá colidir com a venda de outros equipamentos mais tradicionais como os PC’s, e qual o espaço que os tablets vão ocupar no mercado. A importância de perceber esta tendência é elevada, dado que a nível de planeamento do negócio e da tomada de decisões estratégicas está intrinsecamente ligada ao crescimento das tecnologias. Como é possível verificar pelo Gráfico 2, a tendência de crescimento verificasse para ambos, no entanto é claro que vai haver uma aproximação do número de dispositivos tablet ao número de PC’s convencionais.
Outro mercado que está intimamente ligado aos tablets é o mercado de venda de aplicações. Este mercado é importante porque é o grande complemento ao próprio equipamento, já que o permite dotar de todas as funcionalidades que não vindo de raiz com o equipamento o tornam cada vez mais útil ao consumidor. Além disso, é um mercado no qual a entrada de outras companhias que não as que produzem o dispositivo podem entrar, e no qual podem fazer negócio.
Gráfico 2 – Vendas de tablets vs. PCs