Evolução Futura

A evolução futura dos tablets é ainda um grande mistério. Isto porque se trata de uma tecnologia que só recentemente despertou para a massificação, e como tal ainda não é possível prever o real impacto que terá na vida da sociedade. No entanto, isto não é um travão para as companhias envolvidas no desenvolvimento destes equipamentos, que já trabalham em alterações e soluções para tornarem este equipamento ainda mais atraente para o consumidor e tornando-o numa tecnologia que se dissolve no dia-a-dia dos seus utilizadores.

A nível do hardware do tablet, ainda são consideráveis as alterações em estudo.

Se os teclados amovíveis e dual screen parecem já ter sido excluídos das alterações a implementar por força de testes que não tiveram aceitação por parte do mercado, existem mudanças que parecem ganhar força e que estão a ser testadas pelos produtores. Ao nível da ergonomia, continua a ser uma obsessão a diminuição do peso e da espessura dos tablets, por forma a tornarem o seu transporte ainda mais fácil. No entanto, esta diminuição não pode levar a uma degradação do tamanho e da resolução do ecrã, que é um dos fatores mais relevantes no sucesso desta tecnologia.

Mas as alterações mais impressionantes que podem acontecer ao nível do hardware estão dependentes principalmente das funções que se prevê que este dispositivo pode vir a desempenhar. Segundo um estudo da empresa americana Gartner, algumas das novas funções que este dispositivo pode vir a ter são:


  • Telefones que usam o tablet ancorado como ecrã para a realização de videochamadas;
  • Sistemas dehome media que são controlados por tablet;
  • Controlo de sistemas de domótica, em aplicação doméstica;
  • Tablet ancorado em tabliers de carros para substituir equipamentos de navegação, de reprodução de música e de controlos do automóvel (espelhos, temperatura, etc.);

  • Em todas estas novas funcionalidades que podem passar a ser desempenhadas por tablets a autonomia torna-se numa preocupação ainda mais acentuada, assim a nível de hardware uma alteração que já está a ser testada passa por estes tablets começarem a utilizar energia solar para o carregamento da bateria.

    A nível de software, as inovações que se preveem são ainda mais surpreendentes.

    Aquela que provavelmente trará uma maior revolução e acentuará ainda mais o lugar dos tablets no mercado prende-se com o reconhecimento de voz. Se ditar um e-mail ou acrescentar entradas a um calendário são atividades possíveis nos dias de hoje, com um sistema de deteção e reconhecimento de voz mais preciso as oportunidades são imensas.

    Caso esse sistema seja possível, o tablet pode tornar-se numa carteira digital, já que será possível compactar identificação e dinheiro neste dispositivo sem que se colocassem questões de segurança muito relevantes.

    A isto pode ainda acrescentar-se a questão da localização, que ao ser possível com a utilização no dia-a-dia deste dispositivo permitiria que quando nos encontramos em algum local isso seja percetível para o tablet e que este faça automaticamente o download e instalação de aplicações que se adaptem ao local onde estamos e ao que estamos a fazer nesse momento.

    No que toca a alterações no mundo empresarial e em algumas indústrias que já se encontram implementadas, as mudanças poderão ser muitas.

    Muitas empresas consideram a hipótese de começar a utilizar os tablets como ferramentas de trabalho, já que estes permitem uma conectividade praticamente ininterrupta e podem ser um grande auxílio no aumento da produtividade.

    Uma maior utilização destes dispositivos pode ainda revelar-se a salvação de algumas indústrias que neste momento já se encontram em declínio devido aos avanços tecnológicos, principalmente as indústrias da informação escrita. Revistas, livros e jornais podem encontrar neste novo mercado uma hipótese de revitalizarem o seu negocio ao alterarem a forma de apresentação dos seus produtos.

    No que se refere à concorrência a nível dos Sistemas Operativos, o futuro reserva algumas surpresas e uma luta muito interessante pelo mercado. A Windows irá avançar com uma versão do Windows 8 para tablets, enquanto que a Google avançara com o Sistema Operativo Chrome OS. Tendo em conta que a Google já se encontra envolvida neste mercado com o Sistema Operativo Android, isto significa uma aposta clara neste tipo de plataforma, como o reconhecimento que se trata da tecnologia do futuro.