Impacto Social
O impacto social desta tecnologia é sentido a vários níveis na nossa sociedade.
Aquando do aparecimento do conceito do Dynabook, que acabou por ser o conceito por trás deste equipamento, o objetivo inicial passaria por criar uma ferramenta educacional, que permitiria que as crianças pudessem ter acesso informação digital de uma forma simples, intuitiva e pouco dispendiosa. Infelizmente este conceito não avançou, e o objetivo deste tipo de equipamento foi completamente adulterado, muito devido às alterações que a sociedade acabou por imprimir a este conceito.
Hoje em dia os tablets são vistos como dispositivos em que a maior utilidade passa por permitir o acesso a conteúdos de entretenimento, e como tal tornaram-se em objetos que transmitem um certo status social.
Assim, hoje em dia o possuidor de um tablet é visto como alguém com um status relativamente elevado na sociedade, sendo que no entanto a tendência passa por esta visão se esbater dado que, como foi apresentado antes, a tendência passa por uma massificação enorme deste tipo de equipamentos.
Esta massificação irá trazer consequência proveitosas para organizações com a One Laptop for Children (que curiosamente é liderada por Alan Kay, o percursor do conceito Dynabook) que pretendem dotar as crianças dos países subdesenvolvidos de meios e equipamentos para que o seu acesso à informação seja mais simples e a sua capacidade de aprendizagem aumentada.
Dado que os tablets apresentam todas as funcionalidades que um computador pessoal apresenta e ainda tem a seu favor o facto de ter uma autonomia e mobilidade maior, tudo leva a querer que este seja o tipo de equipamento ideal para uma vertente educacional, mal a sua produção atinja valores comportáveis para a sua utilização neste fim.
Portanto, apesar de hoje em dia ser considerado um artigo ao alcance de apenas uma reduzida franja da sociedade, com o passar do tempo pode tornar-se numa importante ferramenta na luta contra a dificuldade ao acesso à informação nos países em desenvolvimento.