Criação de Conteúdos
Para além da captura direta de vídeo a partir de câmaras é também possível a criação de conteúdos com recurso a técnicas de conversão 2D/3D. Nesta secção descrevem-se as principais tecnologias existentes para aquisição de conteúdos, de acordo com a seguinte disposição hierárquica:
- Captura de Vídeo 3D
- Aquisição Directa
- Stereo
- Multiview
- Deteção ativa de 3D
- Conversão 2D/3D
Dentro das técnicas de aquisição direta, as câmaras stereo simulam a visão humana ao utilizarem duas lentes, com um espaçamento entre si correspondente ao espaçamento médio entre os olhos humanos (~ 6.35 cm) [4]. Outro método para a aquisição direta de vídeo consiste num sistema multiview com recurso a várias câmaras, esquematizado na Figura 4. Este método permite a aquisição de vídeo 3D de alta qualidade. Como consequência, requer grande precisão ao nível da calibração das câmaras e da sua sincronização temporal [5].

A deteção ativa de 3D consiste numa tecnologia diferente das referidas no parágrafo anterior. Baseia-se na utilização de sensores Time-of-flight (TOF) que têm associados a cada pixel um valor de intensidade, dependente da profundidade da imagem. Ainda assim, esta tecnologia está ainda limitada a imagens de baixa resolução e qualidade [5]. Por fim, existem também as técnicas para conversão 2D/3D. O seu princípio consiste em recriar o efeito estereoscópico da visão humana descrito aqui. A imagem 2D é segmentada em objetos aos quais se aplica o processo de conversão individualmente. Esse processo propriamente dito cria uma segunda imagem a partir da imagem original, através do deslocamento maioritariamente horizontal dos pixels, sendo esse deslocamento pesado pela profundidade a que se estimam os objetos relativamente à câmara.