Tecnologia

Arquitetura típica de um sistema 3D

Um sistema de Televisão 3D pode ser decomposto numa série de diferentes módulos tecnológicos, que conceptualmente são comuns à grande maioria dos sistemas de comunicações audiovisuais existentes:

  1. Criação de conteúdos
  2. Codificação
  3. Transmissão
  4. Apresentação de conteúdos

As arquiteturas mais convencionais de vídeo 3D baseiam-se na transmissão de dois fluxos de vídeo, independentes e a 2D, destinados a cada olho humano. O efeito estereoscópico do vídeo surge neste caso apenas ao nível da apresentação de conteúdos, juntando esses dois fluxos. Na Figura 2 apresenta-se uma das mais recentes abordagens em termos de arquitetura de um sistema de vídeo 3D, de acordo com o projeto ATTEST (‘Advanced Three-Dimensional Television System Technologies’) [1]. Este projeto tem o intuito de definir toda a cadeia de um sistema de Televisão 3D, garantindo compatibilidade com a tecnologia 2D existente e abandonando a necessidade de considerar dois fluxos de vídeo independentes entre si.

Figura 3 - Arquitetura de vídeo 3D especificada no ATTEST [3].