Introdução
 

DVD

 

Blu-ray


O HD-DVD e a Guerra de formatos

O Futuro

 


 


 

 

O próximo passo na evolução do armazenamento óptico está a ser estudado por várias empresas e universidades.

A Maxwell Corporation of America estuda uma solução de gravação holográfica, apresentando um disco óptico com uma capacidade de 1,6 TeraBytes e um ritmo de transferência elevado até aos 120 MBps.

Esta tecnologia apresenta uma capacidade de armazenamento inigualável, quando comparada com os meios actuais ( discos rígidos, etc) assim como um tempo de vida útil elevado. Por exemplo: é possível conter meio milhão de livros de 300 páginas gravados em apenas um disco.

Com a gravação holográfica, é possível usar vários formatos físicos, tal como discos, cartões, etc e também lasers de diferentes comprimentos de onda (vermelho, verde e azul).

Uma equipa na Swinburne University of Technology em Queendom testou um novo protótipo de armazenamento óptico em “5 dimensões”, capaz de conter até 2000 vezes mais informação que um DVD convencional, ou seja 10 TB por disco.

Esta tecnologia usa polarizações múltiplas, gravando informação em ângulos diferentes no mesmo espaço físico de um disco. Isto significa que para além das três dimensões convencionais (x,y,z), a informação é gravada em mais duas dimensões.

A pesquisa e o desenvolvimento desta tecnologia foi possuída pela Samsung, que tem como objectivo, disponibilizá-la dentro de dez anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Curiosidade: O disco acima é o da Maxwell.