Blu-ray no Mundo

 

Introdução
 

DVD

 

Blu-ray


O HD-DVD e a Guerra de formatos

O Futuro

 

 


 


 

Semelhante ao DVD, o Blu-ray dispõe de um sistema de segurança : o AACS. Esta tecnologia foi desenvolvida pela AACS Licensing Administrator, LLC , um consórcio entre diferentes produtores de conteúdos, nomeadamente a Disney, Intel, Microsoft, Warner Bros., Toshiba e a Sony).

O AACS (Advanced Access Content System) é uma tecnologia standard para protecção de conteúdos digitais, com o objectivo de restringir o acesso e a duplicação de discos BD e DVD, utilizando chaves de encriptação e desencriptação pré-fabricadas na gravação do conteúdo digital. Este standard foi lançado em Abril de 2005, e foi adoptado imadiatamente pelo Blu-ray.

Porém, à medida que o público foi adquirindo acesso a software de reprodução e gravação com falhas de protecção, as chaves de desencriptação do conteúdo digital foram extraídas com sucesso, permitindo assim uma proliferação da pirataria digital.

Em 2007, apareceram os primeiros títulos digitais usando uma nova tecnologia de encriptação, chamada BD+. Este tecnologia foi desenvolvida pela Cryptography Research Inc. e baseia-se em um conceito de self-protection utilizando uma pequena virtual machine no processo de reprodução do conteúdo. Este método de defesa é adaptativo, ou seja, está sempre a analizar o acesso à informação independentemente da natureza deste, permitindo novamente proteger os conteúdos digitais da duplicação não autorizada.

A distribuição de conteúdos digitais é dividida em zonas, de uma forma semelhante ao DVD. Existem 3 grandes zonas :

  • Zona A : Continente Americano, Japão, Indonésia.
  • Zona B : Europa, Islândia, África, Médio Oriente, Austrália e Nova Zelândia.
  • Zona C : China, Rússia, Índia e restante da Ásia.