Aplicações

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Conhecendo a tecnologia própria da televisão interactiva, a explicação e compreensão das aplicações possíveis tornam-se mais acessíveis.

Guia de programação electrónico (EPG)

O EPG funciona como uma revista de programação semanal, disponibilizando toda a informação sobre os programas emitidos pelo operador, como o exemplo da figura 9. Tem a vantagem de o utilizador poder fazer pesquisas temáticas e seleccionar os seus programas favoritos, através do pedido de aviso de início de um programa específico ou da marcação de uma gravação temporizada.

Figura 9: Exemplo de EPG (fonte: dystonia in high-def)

Controlar a emissão

A possibilidade de se controlar uma emissão traz ao espectador uma experiência totalmente inovadora face à televisão tradicional, pois torna-se possível utilizar funcionalidades de um leitor de DVD ou de VHS, interrompendo e retomando uma emissão ou até mesmo fazendo fast-forward.

Aplicações de t-commerce

T-commerce (television commerce) é uma forma de e-commerce ou electronic commerce (comércio electrónico), utilizando televisão digital. E-commerce consiste na possibilidade de fazer compras electronicamente (tais como bilhetes de espectáculos, compras online, online banking) pela Internet ou em redes de computadores.

Esta aplicação traz a possibilidade de, ao ver um anúncio na televisão, o espectador possa imediatamente proceder à sua compra sem ter de se deslocar ao local de venda ou a um computador com acesso à Internet para o fazer.

Figura 10: Exemplos de aplicações de t-commerce

No que diz respeito às formas de pagamento, estas dependem das funcionalidades da loja ou do site. As set-top boxes com smart card readers possibilitam o pagamento com cartão de crédito directamente, mas o utilizador também pode pagar no momento da entrega ou então o operador pode debitar o valor do produto na factura mensal do serviço de televisão interactiva.

Publicidade

A publicidade interactiva pretende estimular o interesse do público, através da estimulação da sua acção sobre o anúncio. Esta interactividade pode ser feita de diversas maneiras, cada uma com as suas características.

Anúncios interactivos

Os anúncios interactivos juntam a um anúncio convencional uma aplicação interactiva, através da qual podem ser executadas as funcionalidades interactivas, tais como pedidos de informação e consulta de catálogos.

Exemplo de anúncio interactivo

Quizzes

Os quizzes (questionários, em português) são aplicações interactivas em que o utilizador pode participar em concursos ou sorteios através da televisão.

Banners

Tal como num website, em que aparece numa das margens da página um banner com publicidade a um serviço ou a um produto, pode fazer-se o mesmo numa emissão de televisão, como se pode ver na figura 11, em que o banner está rodeado por uma linha a laranja.

 

Figura 11: Exemplo de banners na televisão

Video-on-demand

Os sistemas de video-on-demand permitem ao utilizador escolher um filme de uma lista e comprar esse filme, podendo ver em tempo real, se possuir uma set-top box, ou depois de fazer o download para um aparelho como um gravador de DVDs.

Figura 12: Exemplo de video-on-demand

Pay-per-view

Esta aplicação é muito semelhante ao de video-on-demand, com a diferença de o utilizador não poder escolher livremente a hora de visualização do filme: o canal de televisão começa a emitir diversas cópias de um filme, separadas por poucos minutos, durante um intervalo de tempo, permitindo ao utilizador escolher a hora mais favorável para ver esse filme. Enquanto no video-on-demand se trata de um conteúdo monocast, que está a ser transmitido para um único cliente, no pay-per-view o conteúdo é multicast, estando a ser transmitido para um conjunto de utilizadores distintos.

Soluções Two-Screen

As soluções Two-Screen ou soluções síncronas permitem ao utilizador obter informação adicional sobre um programa de televisão, que esteja a assistir, a partir de um segundo equipamento, tipicamente um computador, sem alterar o conteúdo do programa. Por não serem fornecidas directamente pelo operador ou pelo canal, estas informações são gratuitas. Estas soluções proporcionam ao telespectador as mesmas funcionalidades interactivas que no caso de “mono-ecrã”, com a vantagem de ser possível obter interactividade em tempo real, uma vez que esta é realizada num ecrã diferente do da televisão.

Um exemplo particular desta aplicação é o serviço de enhanced TV (eTV), em que os utilizadores acedem, a partir do seu computador, a websites específicos do programa e que estão sincronizados com o mesmo, como o caso do site do canal ABC.

Figura 13: Exemplo de enhanced tv (fonte: Microsoft Portugal)

 

Acesso à Internet

À primeira vista, não parece haver muitas vantagens de aceder à Internet numa televisão em relação a fazê-lo num computador. Contudo, algumas faixas etárias não se sentem à vontade com computadores, mas com televisões já estão mais habituadas, sendo, por isso, esta uma boa oportunidade de aproveitarem as vantagens da Internet sem terem de recorrer a um computador.

Figura 14: Exemplo de acesso à Internet na televisão

Para as gerações mais recentes, o acesso à Internet na televisão significa poder aceder ao mail durante os intervalos ou a um serviço de instant messaging, enquanto se está a ver um programa para, por exemplo, poder discutir com outras pessoas que estejam a ver o mesmo.

Figura 15: Exemplo de chat na televisão durante um programa

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