Impacto social

Home page | Introdução | Motivação | Evolução | Tecnologia | Aplicações | Mercado | Impacto Social | Futuro
Conclusão | Bibliografia | Extras

 


A criação da televisão interactiva veio revolucionar o conceito de televisão, até hoje instaurado. Por esta razão, é necessário rever o impacto que este aparelho tem na população.

A televisão, inicialmente, unia as pessoas. Todas as noites, a população sentava-se em frente ao televisor, contemplando a sua magia e sabendo que este seria o grande tema de conversa do dia seguinte. Desta forma, pessoas com diferentes personalidades, interesses ou profissões tinham um assunto comum para discussão.

Com a evolução da televisão passou a haver uma maior variedade de escolha, aparecendo os canais privados e os disponibilizados pelo serviço por cabo, e consequentemente, as pessoas passaram a optar por assistir aos programas que mais se adequavam ao seu próprio gosto. No entanto, ainda existem programas na televisão nacional que apresentam uma elevada audiência. Um exemplo deste caso foi o programa Big Brother, em que o episódio final obteve 73,8 pontos percentuais de audiência. Este foi um programa comentado pelas grandes massas, apesar da existência de outros canais.

Com o aparecimento da televisão interactiva, a oferta e variedade de acções disponíveis é variadíssima. Todavia, estas possibilidades não estarão ao alcance de qualquer pessoa, o que se deve ao custo dos produtos indispensáveis para o seu uso. Isto leva a que a televisão interactiva vá evidenciar as relações individuais da população, através da criação de micro-comunidades, ao invés de suscitar uma união da sociedade como a televisão tradicional.

Outro factor que poderá limitar esta expansão, é o software. Para a penetração do mercado ser a esperada, é necessário que o software seja de fácil utilização, para que não haja receio por parte do cliente. Desta forma, não será necessário ser um perito em tecnologias para tirar proveito deste serviço.

Apesar destas limitações, qualquer pessoa com poder de compra e sem receio de novas tecnologias compreende as grandes vantagens deste serviço e ambiciona adquiri-lo. Esta televisão permite uma maior personalização e adequação aos telespectadores. Devido à vasta gama de escolha, existe uma maior fidelização do utilizador.

Uma funcionalidade que vem cativar é o video-on-demand, possibilita ao telespectador saciar o seu desejo de ver um dado filme quando ele quiser.

Outro exemplo que atrai os utilizadores é a opção de chat. Com a evolução da tecnologia, as pessoas criaram o hábito de poderem trocar observações a qualquer momento. Todavia, neste momento, isso só é praticável sem custos adicionais através de um computador. A televisão interactiva oferece esta possibilidade ao cliente durante os seus programas favoritos. Este facto incita à formação de micro-comunidades.

Muitas das oportunidades da televisão interactiva estão descritas no ponto 5., mas estas possibilidades não ficam por aqui, pois esta tecnologia continua em evolução e os seus limites são definidos pela tecnologia.

Nesta nova era, os consumidores ganham poder e influenciam o rumo dos conteúdos de televisão, ao invés de lhes ser imposto pelos operadores.

voltar ao topo