Motivação

Home page | Introdução | Motivação | Evolução | Tecnologia | Aplicações | Mercado | Impacto Social | Futuro
Conclusão | Bibliografia | Extras

 


 

Tem-se verificado na última década que o aumento da utilização pessoal da Internet está a afastar as pessoas da televisão. Na realidade, as novas gerações vêem, em média, menos cinco horas diárias de televisão que os seus pais na mesma faixa etária. Pode verificar-se, pelos estudos da Anacom representados na figura 2, que a percentagem de casas portuguesas com computador está bastante próxima da de casas com televisão. Isto deve-se, em grande parte, à unilateralidade da televisão, em que o utilizador tem uma participação passiva, enquanto a Internet permite aos seus utilizadores participar activamente e ligarem-se a outros. Para evitar este afastamento, a televisão precisa de evoluir para que se torne mais apelativa, fornecendo aos espectadores uma maior gama de escolha que reflicta os gostos do público.

Figura 2: Equipamentos ou serviços utilizados pelos Portugueses em 2001 (fonte: Anacom)

Por outro lado, outra das características da televisão é a tendência para criar uma maior segmentação do público devido a um aumento da variedade de escolha. Este aumento tanto pode levar à individualização de cada utilizador, como pode levar à criação de “micro-comunidades”, uma vez que pessoas com interesses semelhantes devem preferir o mesmo género de programação. Por isso, a existência de liberdade de escolha, por exemplo, discutir o programa de televisão que se está a assistir, deverá ser uma mais-valia da televisão interactiva.

Há também que referir que as pessoas mais idosas, na sua grande maioria, não se sentem confortáveis a trabalhar com um computador nem sentem vontade de aprender. Contudo, a televisão é um aparelho electrónico que já tem história suficiente para não gerar confusão, mesmo nas pessoas mais receosas dos avanços tecnológicos. Por esta razão, a televisão interactiva pode trazer a estas pessoas o acesso às funcionalidades, que só a Internet fornece sem terem de aceder a um computador.

Por fim, o acesso à Internet na televisão pode suscitar nos utilizadores uma maior sensação de segurança que num computador, uma vez que existem entidades reguladoras que controlam os conteúdos apresentados, enquanto que na Internet não. Adicionalmente, a existência de vírus e hackers na World Wide Web contribuem para um possível favoritismo da televisão interactiva.

voltar ao topo