Home page
|
Introdução
|
Motivação
| Evolução |
Tecnologia |
Aplicações |
Mercado
|
Impacto Social |
Futuro |
![]() |
|
O termo “Televisão Interactiva” é utilizado em situações tão distintas e é tão abrangente que pode ser considerado um conceito ainda em fase de consolidação. Uma definição possível é um serviço fornecido através de uma emissão de televisão que permite ao espectador ter uma participação mais activa num programa, através do televisor, e personalizá-lo ao seu gosto.
A interactividade com um televisor já se encontra presente na vida dos utilizadores deste aparelho, apesar das possibilidades oferecidas por esta tecnologia apresentarem uma considerável tendência para crescer. Algumas das funcionalidades desta tecnologia estão instauradas há muitos anos, como o uso do comando remoto para fazer zapping. No entanto, existem várias funcionalidades mais recentes, como o video-on-demand, a capacidade de parar a emissão, fazer fast forward ou fast rewind (como num leitor de VHS ou de DVD) de um programa. Este tipo de interactividade não altera nenhum conteúdo; permite apenas aos utilizadores controlar a maneira de ver esse conteúdo, não sendo, por essa razão, uma forma de interacção desprezável. Contudo esta definição irá evoluir ao longo do tempo devido à vasta gama de oportunidades que este serviço possibilita.
Apesar de ser o que apresenta mais desafios, este é o tipo de interactividade que melhor descreve as funcionalidades da televisão interactiva. Parte da ideia de um espectador pode alterar um programa, como, por exemplo, decidir ou influenciar o final de um episódio de uma série de televisão.
Visto de uma forma simplista, consiste em aceder a mais informação sobre o que está a ser publicitado e sobre a forma de o comprar (t-commerce). Esta funcionalidade começa a ser possível graças à coordenação entre websites e programas de televisão, pensando-se que, futuramente, será apenas necessária uma set-top box.
Apesar de a TV interactiva ser geralmente conhecida pela interacção do utilizador através do controlo de televisão, existem outros tipos de soluções como Two-Screen, em que o segundo ecrã costuma ser um computador com ligação à Internet. As aplicações, utilizadas nas funcionalidades deste tipo, podem estar sincronizadas com o canal de televisão (levando a que este tipo de interactividade seja conhecida com “TV Sincronizada”). Outra opção é ter um website que fornece algum tipo de conteúdo suplementar à transmissão. Este tipo de interactividade é muito popular, por exemplo, nos EUA, pois prescinde do uso de set-top boxes, que não são famosas entre os norte-americanos. |