Evolução

Home page | Introdução | Motivação | Evolução | Tecnologia | Aplicações | Mercado | Impacto Social | Futuro
Conclusão | Bibliografia | Extras

 


A televisão no Mundo

Para melhor compreender a televisão interactiva e o seu impacto na sociedade, é conveniente conhecer alguns factos históricos relacionados com o tema.

Esses factos iniciam-se com a primeira demonstração de uma transmissão televisiva à comunidade científica na Royal Institution, em 1926, tendo sido feita a primeira emissão 9 anos depois na Alemanha. Foi este país que iniciou as emissões a grande escala internacional com os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, que marcam um momento marcante na História da televisão.

Figura 3: Abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, por Adolf Hitler

A partir daqui, em poucos anos a televisão sofreu um desenvolvimento exponencial, aparecendo nos EUA o primeiro sistema para televisão a cores (NTSC) apenas 9 anos depois da primeira emissão de televisão para o público, ao qual se seguiram outros sistemas europeus (PAL e SECAM). Neste grande transição para televisão a cores, foi necessário garantir a compatibilidade entre a emissão a cores e os televisores a preto e branco.

Pode dizer-se que a primeira funcionalidade interactiva surgiu em 1950 com o aparecimento do primeiro controlo remoto (ligado à televisão por um cabo) criado pela Zenith Radio Corporation, uma vez que permitia aos utilizadores mudar o canal (que é considerado baixa interactividade com um televisor).

Com o aparecimento da televisão por cabo e da televisão digital (que é essencial para a interactividade), a televisão interactiva ganhou uma popularidade crescente junto das pessoas, principalmente graças à grande inovação tecnológica verificada nas últimas décadas. Tanto na Europa como nos EUA, vários canais utilizam já funcionalidades interactivas, como por exemplo, o canal britânico ©SKY com o seu EPG (Electronic Programme Guide) ou os seus serviços on-demand, como o Sky Anytime, que permite aos seus utilizadores gravarem programas que desejem ver noutra altura.

A televisão em Portugal

Em Portugal, a televisão só começou a existir a partir de 1956 com o canal do Estado, a RTP, originando na altura um movimento geral das pessoas para os sítios públicos com televisão.

Figura 4: Grupo de pessoas reunidas para assistir à primeira emissão de televisão, a 4 de Setembro de 1956 (fonte: RTP)

 

Figura 5: Folhetos da RTP sobre o aparecimento da televisão em Portugal em 1956 (fonte: RTP)

  Mantendo o atraso tecnológico em relação a outros países europeus, as emissões a cores só apareceram nos anos 80 e a televisão por cabo em 1994, pela ©Portugal Telecom. Em 1998, foi introduzida uma lei que possibilitou a criação de canais regionais, locais e temáticos pela televisão por cabo, permitindo aos operadores conceber os seus próprios programas.

Em Portugal, a televisão por cabo tem uma importância notável, uma vez que existem apenas quatro canais abertos, sendo os restantes fornecidos por um dos três operadores, que entretanto surgiram e que possibilitam transmissões para a televisão digital e que já oferecem funcionalidades interactivas.

voltar ao topo