Mercado

Home page | Introdução | Motivação | Evolução | Tecnologia | Aplicações | Mercado | Impacto Social | Futuro
Conclusão | Bibliografia | Extras

 

Todas as tecnologias são criadas com um propósito económico e com o objectivo de serem postas no mercado. Por isso, é necessário realizar não só uma análise tecnológica, por muito boa que seja a tecnologia, mas também uma análise das soluções apresentadas no mercado.

Evolução do mercado

Desde cedo a ideia de interactividade começou a surgir no contexto da televisão. Um dos primeiros exemplos que se podem referir é o serviço de teletexto, que surgiu no Reino Unido por volta de 1974. Este serviço, que ainda hoje é popular, envia, juntamente com o sinal de televisão, informação em texto sobre vários tópicos, como meteorologia, notícias ou programação do canal.

Figura 16: Exemplo de teletexto (fonte: RTP1)

A noção de interactividade, como foi descrita no ponto 1., só surgiu na década de 90, quando, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, foram surgindo várias tentativas, com o aparecimento de programas como Agora Escolha (1993), em que o telespectador optava, entre duas hipóteses apresentadas, o programa de televisão que desejava ver a seguir. Outro exemplo da mesma altura, foi o programa infantil Hugo, em que o jogador controlava as acções da personagem no jogo através dos botões do telefone. Também começaram a surgir serviços de video-on-demand, apesar de serem ainda muito pouco populares, devido ao seu elevado custo.

No início do século XXI, com um desenvolvimento tecnológico exponencial e o aparecimento da televisão digital, a interactividade tornou-se consideravelmente mais acessível ao público, levando a que mais canais passassem a oferecer serviços interactivos mais completos.

Em Portugal, o Noites Interactivas foi o primeiro programa a ser totalmente interactivo e foi transmitido ao vivo no canal promocional da TV Cabo em 2002. O talk-show decorria em dois estúdios diferentes: no principal, a apresentadora falava com os seus convidados sobre um tema em particular, enquanto no outro estúdio, um outro apresentador discutia esse tema com os espectadores presentes, cujas opiniões eram comentadas pelos telespectadores em casa, através de opiniões expressas no forúm de debate.

Hoje em dia, a televisão interactiva começa a ser uma realidade comum a que cada vez mais utilizadores aderem.

Ofertas

Num mercado em claro crescimento, o número e a variedade de ofertas existentes são bastante vastos, sendo possível indicar apenas alguns exemplos.

Mercado internacional

Um dos primeiros equipamentos de televisão interactiva surgiu nos EUA, o ®TiVo, que fornece aos utilizadores um EPG, permitindo fazer pesquisas de programas por temas, e faz gravações dos episódios favoritos de acordo com a votação (como ilustrado na figura 17).

Figura 17: Exemplo de aplicação de TiVo (classificação de um programa) (fonte: wikipedia.org)

A classificação de programas por cada espectador contribui também para a classificação geral do programa, que será dada a conhecer a todos os utilizadores. Adicionalmente, permite fazer download de filmes e de música, quando o aparelho está ligado a uma rede caseira. O TiVo é uma aplicação com um sucesso de tal maneira grande que já é utilizado também no Canadá, México, Austrália e no Reino Unido.

Ainda na área de equipamentos de electrónica de consumo, é importante referir a plataforma ©iCueTV, que fornece soluções para t-commerce e enhanced TV. Os serviços oferecidos incluem, entre outros, a possibilidade de fazer compras ou encomendas a partir de casa, votar em inquéritos na televisão e pedir informação sobre determinados produtos, que será enviada da maneira escolhida pelo utilizador.

Outros serviços de televisão interactiva consideravelmente importantes de referir, fornecidos, por exemplo, pelas estações americanas ABC e ESPN, são os que utilizam soluções Two-Screen. Programas como a entrega dos Óscares da AMPAS (Academy of Motion Picture Arts and Sciences), emissões de jogos da liga americana de futebol, estão sincronizados com websites na Internet para fornecer informações, que podem ser o resultado em tempo real do jogo, descrição de cada equipa, dados de cada jogador, entre outros.

Mercado português

Em Portugal, os dois maiores operadores de televisão por cabo (MEO e ZON) fornecem o mesmo tipo de serviços interactivos através do comando da set-top box. Estes incluem a possibilidade de escolher os canais favoritos e de os gravar, controlar a emissão e encomendar filmes pelo videoclube.

voltar ao topo