Introdução PsicoAcústica Codificadores Aspectos Legais e Económicas Futuro Conclusão Referências

FLAC WMA Lossless ALAC ATRAC Dolby Digital AC-3 MP3 AAC

 

Codificadores

 

 

                Ao se falar em codificadores, existe à partida uma distinção a fazer entre codificadores lossless (sem perdas) e lossy (com perdas), que, como os nomes indicam, no primeiro não teremos perda de qualidade face ao ficheiro original e no segundo tipo de codificador, com o objectivo de obter ficheiros bastante reduzidos irá ser sacrificada alguma qualidade, consoante o tipo de codificador utilizado. Neste tópico iremos mostrar diferentes codec dentro destas duas famílias.

                Esta redução em termos de tamanho é em grande parte possível devido à limitada capacidade do ouvido humano em distinguir certos sons, podendo estes ser ignorados, e, também aproveitando-se da redundância existente num sinal de áudio, podendo reduzir esta informação redundante, recorrendo apenas a uma referência desta.

                No esquema seguinte, temos a arquitectura base de um codificador, alterando nos seus componentes consoante seja com ou sem perdas e mediante o modelo utilizado.[4]

Descrição: codec
Ilustração 2 – Arquitectura base de um codificador

 

 

ATRAC (Adaptive Transform Acoustic Coding) – 1991

 

 Lançado pela Sony, juntando-se à já existente família de algoritmos de compressão áudio, foi inicialmente usado no antigo MiniDisc, permitindo na altura uma compressão com uma qualidade bastante próxima do CD. Marcas como a Sharp e a Panasonic lançaram também as suas versões do codec ATRAC, porém este sempre esteve maioritariamente associado ao universo Sony e aos seus telemóveis – Sony Ericsson.
                Tecnicamente, o ATRAC utilizava um bitrate de 292 kbit/s, bastante próximo em termos acústicos aos valores presenteados pelo CD, daí a sua grande capacidade em manter uma boa qualidade face ao ficheiro original. Tinha também como grande vantagem o tempo de bateria que os dispositivos tinham ao reproduzir ficheiros comprimidos por ATRAC.
                Esta tecnologia sofreu bastantes evoluções ao longo dos tempos, nomeadamente o ATRAC3, ATRAC3plus e ATRAC Advanced Lossless, lançados em 1999, 2002 e 2006, respectivamente.[9][10]

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Ganhão            Nº 57984
Edgar Gutierres         Nº 58846
Eduardo Guerreiro    Nº 65346