Introdução PsicoAcústica Codificadores Aspectos Legais e Económicas Futuro Conclusão Referências
FLAC WMA Lossless ALAC ATRAC Dolby Digital AC-3 MP3 AAC
Codificadores
Ao se falar em codificadores, existe à partida uma distinção a fazer entre codificadores lossless (sem perdas) e lossy (com perdas), que, como os nomes indicam, no primeiro não teremos perda de qualidade face ao ficheiro original e no segundo tipo de codificador, com o objectivo de obter ficheiros bastante reduzidos irá ser sacrificada alguma qualidade, consoante o tipo de codificador utilizado. Neste tópico iremos mostrar diferentes codec dentro destas duas famílias.
Esta redução em termos de tamanho é em grande parte possível devido à limitada capacidade do ouvido humano em distinguir certos sons, podendo estes ser ignorados, e, também aproveitando-se da redundância existente num sinal de áudio, podendo reduzir esta informação redundante, recorrendo apenas a uma referência desta.
No esquema seguinte, temos a arquitectura base de um codificador, alterando nos seus componentes consoante seja com ou sem perdas e mediante o modelo utilizado.[4]
Ilustração 2 – Arquitectura base de um codificador
FLAC (Free Lossless Audio Codec) – 2001
O FLAC é um codec de utilização gratuita e de código aberto, desenvolvido pela Xiph.Org, também criadora de outros codec, como por exemplo Vorbis, Ogg, Theora ou Speex. Sendo considerado um dos mais rápidos e mais utilizado globalmente em detrimento dos outros codec lossless.
Este codec utiliza predição linear para converter amostras do áudio em uma série de pequenos números não correlatos (o residual), que são armazenados eficientemente com o uso do algoritmo Golomb-Rice. Ele também utiliza codificação run-length para blocos de amostras idênticas, como passagens silenciosas. As vantagens técnicas do FLAC comparado a outros codec sem perda residem na sua habilidade de streaming e em um rápido tempo de decodificação independentemente do nível de compressão.
Em relação à margem de trabalho, consegue operar qualquer resolução de bits PCM entre 4 e 32 bits por amostra, com qualquer taxa de amostragem de 1 Hz a 1,048,570 Hz com incrementos de 1 Hz e qualquer número de canais de 1 a 8.[5]