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Codificadores

 

 

                Ao se falar em codificadores, existe à partida uma distinção a fazer entre codificadores lossless (sem perdas) e lossy (com perdas), que, como os nomes indicam, no primeiro não teremos perda de qualidade face ao ficheiro original e no segundo tipo de codificador, com o objectivo de obter ficheiros bastante reduzidos irá ser sacrificada alguma qualidade, consoante o tipo de codificador utilizado. Neste tópico iremos mostrar diferentes codec dentro destas duas famílias.

                Esta redução em termos de tamanho é em grande parte possível devido à limitada capacidade do ouvido humano em distinguir certos sons, podendo estes ser ignorados, e, também aproveitando-se da redundância existente num sinal de áudio, podendo reduzir esta informação redundante, recorrendo apenas a uma referência desta.

                No esquema seguinte, temos a arquitectura base de um codificador, alterando nos seus componentes consoante seja com ou sem perdas e mediante o modelo utilizado.[4]

Descrição: codec
Ilustração 2 – Arquitectura base de um codificador

 

 

3.1.2 - WMA Lossless (Windows Media Audio Lossless) – 2003

Descrição: Descrição: C:\Users\Ganhão\Dropbox\Edgar-Ganhão\Cav\audio-formats_3.jpg  Codec lançado pela Microsoft com grande compatibilidade com o Windows Media Player, que veio tornar-se mais um concorrente dos codec lossless, juntando-se assim à família de codec Windows Media Audio já existentes à data.
Este permite codificar sinais até 96 kHz de 24 bit num máximo de 6 canais discretos, isto é, apenas permite até um sistema de 5.1 canais surround.[6][7]

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Ganhão            Nº 57984
Edgar Gutierres         Nº 58846
Eduardo Guerreiro    Nº 65346