A maior parte das funcionalidades do Skype não têm qualquer custo. No entanto, a realização de chamadas ou troca de mensagens para ou de telefones fixos ou telemóveis e a utilização de outras funcionalidades requer o gasto de créditos Skype ou do pagamento de uma subscrição mensal. Estamos perante um modelo de negócio a que se pode chamar de freemium.

O Skype oferece duas maneiras diferentes de o utilizador pagar chamadas para telefones fixos e telemóveis para todo o mundo. Um modo é adicionar Crédito Skype e paga-se por chamada, um outro modo é por subscrição em que se paga uma tarifa mensal de acordo com o plano pretendido, através de um método de pagamento aceite no país em que o cliente se encontra. São ainda oferecidas ofertas especiais para atrair novos clientes, tais como chamadas ilimitadas para todo o mundo, no primeiro mês de subscrição Mundo ilimitado.

Além dos serviços premium, o Skype obtém lucros através de anúncios e publicidades no seu site e nas aplicações utilizadas pelo cliente. O Skype ainda possui a Lync Business Unit que vende telefones e sistemas telefónicos, colaborações de software e outros serviços a empresas.