Codecs de Som



Inicialmente o Skype foi lançado com os codecs iSAC (internet Speech Audio Codec), para banda larga, e iLBC (internet Low Bitrate Codec), para banda estreita. Estes codecs são ambos royalty-free e open-source e foram desenvolvidos pela empresa Global IP Solutions, que foi mais tarde adquirida pela Google e é agora utilizado pelo programa Google Talk.

ITU/Skype

Para o Skype se poder adaptar a nova moda dos dispositivos moveis era necessário um codec mais leve e eficiente, e com isto a Skype Limited desenvolveu um novo codec, SILK. Além de conseguir correr em dispositivos de desempenho limitado este codec reduziu para metade a largura de banda utilizada. A redução do uso de largura de banda foi conseguida utilizando DTX (Discontinuous Transmission), uma técnica que reduz o débito binário durante silêncios e barulho de fundo. É possível ver no diagrama de blocos o processo do SILK. Este codec é atualmente utilizado pela plataforma de jogos Steam para o seu sistema de comunicações in-game.

codec comp
google talk

Tendo que os anteriores codecs foram criados para baixos e médios débitos binários os codecs foram trocados pelos codecs G.729 e SVOPC (Sinusoidal Voice Over Packet Coder). O codec G.729 é utilizado para comunicar com clientes RPTC (Rede Publica de Telefonia Computada) e o codec SVOPC para comunicar com os restantes utilizadores do serviço Skype. Este ultimo codec foi desenvolvido pela própria Skype Limited e utiliza mais largura de banda que que os restantes codecs mas em troca oferece resistência a perda de pacotes na rede.

SILK

Num esforço coletivo orientado pela IETF (Internet Engineering Task Force) a pedido da Skype Limited, foi criado um standard para codecs de “áudio sobre internet de banda larga”, e deste esfoço nasceu o Opus, um codec que junta os codecs SILK e CELT (Constrained Energy Lapped Transform) atingindo um novo patamar na sua categoria.
O Opus tem três modos de funcionamento:

  • Modo áudio em que utiliza CELT.
  • Modo voz em que utiliza apenas SILK.
  • Modo voz hibrido em que utiliza ambos os codecs.
Com isto o Opus consegue suportar voz e musica, áudio mono e stereo, taxas de amostragem entre 8 e 48 KHz e tamanhos de trama entre 2.5 e 60 ms, tornando-se assim o principal codec para áudio na internet, e o codec atualmente usado no Skype.