Codecs de Video



Na sua primeira versão o Skype usou o codec TrueMotion VP7 da On2 Technologies. Este codec divide cada trama em conjuntos de blocos de igual dimensão (macroblocos), e categoriza as tramas em dois tipos, intra e inter. As tramas intra são independentes de todas as outras possibilitam a funcionalidade de acesso aleatório, enquanto que as tramas inter exploram a redundância temporal com as tramas anteriores permitindo maiores fatores de compressão. Para explorar a redundância temporal o VP7 usa três tipos de trama, Last frame, Golden frames e Alternate reference frames. Golden frame é uma trama especial que guarda informação de uma trama passada, mas que pode ser atualizada as partes em vez de ser substituída como um todo. Estas frames podem ser usadas para recuperar de erros, evitando o reenvio de tramas "I". Este codec também explorar as vulnerabilidades do corpo humano, isto é, aproveita o facto de o sistema visual humano ser pouco sensível a altas frequências e por isso corta-as através do processo de quantização, tornando-se assim um codec lossy.

Para videochamadas HD e FullHD é usado o codec H.264. Este é dos codecs é atualmente dos codescs mais usados no mercando, sendo o ccodec utilizado na codificação de conteúdos para discos Blu-ray. O H.264 veio de um esforço conjunto de ITU-T (International Telecomunications Unit – Telecomunications Standardizations Sector) Video Coding Experts Group com ISO/IEC (International Organization for Standardization) JTC1 MPEG (Motion Picture Expert Group) com o intuito de criar um codec standard para “vídeo sobre internet” e ao mesmo tempo reduzir o débito binário do codec MPEG-2 para metade. O funcionamento deste codec continua a ser similar aos anteriores, mas com a adição de previsões bidirecionais. As previsões bidirecionais são feitas com tramas B que efetuam predições com tramas anteriores e seguintes. Os resultados obtidos são semelhantes sendo que o codec H.264 oferece fatores de compressão superiores ao VP8.

recovery

Após a empresa ser adquirida pela Google lançou a nova versão do codec, e é a versão atualmente usada no Skype para videochamadas de qualidade standard, o TrueMotion VP8. O processo deste codec é semelhante ao VP7 mas no entanto apresenta menor complexidade no descodificador e consegue alcançar maior eficiência de compressão, melhor proteção contra erros e menores atrasos.
O VP8 deu depois origem ao codec WebM.