Arquitetura do Sistema

Como se pode ver na figura, a arquitetura do Skype baseia-se em três tipos de entidades, nós, supernos e servidor de login

Os nós são os clientes Skype, o servidor de login é utilizado para autenticar os utilizadores Skype e os supernos tem como objetivo interligar os nós. Os supernos variam da antiga implementação para a atual.

Arquitetura inicial (pré-nuvem)

A arquitetura inicial utilizava apenas clientes e o servidor de login, era uma arquitetura P2P (Peer-to-Peer) em que um cliente utilizava o servidor para se autenticar e de seguida ligava-se ao nó com que queria comunicar, diretamente ou indiretamente, através de supernos. Nesta arquitetura um superno é qualquer nó, elegido pela rede, que consiga suportar a carga adicional (computacional e de rede). Um dos problemas desta opção é que só era possível enviar mensagens e ficheiros a clientes que estivessem com sessão ativa.

Arquitetura atual (pós-nuvem)

Devido ás limitações da arquitetura inicial e nova tendência de dispositivos moveis, o sistema Skype foi movido para a nuvem. Com esta nova arquitetura os supernos deixaram de ser clientes e passaram a ser servidores dedicados, o que permitia agora comunicar e partilhar ficheiros com utilizadores sem sessão ativa no momento. Com isto a arquitetura do Skype passou de P2P a uma arquitetura mais convencional de cliente/servidor.

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