A Microsoft está-se a preparar para o futuro, eles visionam um futuro em que o Skype está nos pulsos dos utilizadores, em ecrãs gigantes em escritórios, usado para traduzir conversas no momento e uma plataforma onde se pode contactar com os médicos de família. Esta visão já se está a concretizar com o Surface Hub, um ecrã touchscreen de 84 polegadas com o Skype incorporado e com novas maneiras de instanciar reuniões através de diversos dispositivos. A empresa já demonstrou como as comunicações podem mudar no futuro a partir de novas tecnologias graças a hologramas e headsets.

Para além disto o Skype continua a inovar o campo conversacional, agora com o avanço nas máquinas em entender fala humana isto levará a inúmeras capacidades na eficiência, inteligência e interação da plataforma. A partir de bots, será possível procurar rapidamente hotéis, reservá-los, gerir essas reservas e confirmar ou cancelar hotéis e voos no momento. Fora o aspeto de viajar o Skype também possuirá a capacidade de tracking de encomendas ou calculo das taxas de envio. Hoje os utilizadores podem fazer perguntas personalizadas ao Skype e isto corresponde com respostas personalizadas tornando sua interação com a plataforma mais real e tangível. O Skype não se deixa ficar por aqui, no campo do entretenimento vai ser possível reservar bilhetes de cinema, concertos, desporto entre outros, tudo através da janela do Skype enquanto está a ter uma conversa com outra pessoa. Em desenvolvimento está um bot que centra na educação de línguas para os seus utilizadores.

E tudo isto é o inicio, esta mudança virá às revoadas e não tarda os utilizadores conseguirão interagir com bots que falam mesmo com eles. Bots serão capazes de enviar vídeos, áudios e até Gifs em conversas no chat, isto permitirá uma experiencia mais enriquecedora e imersa para os utilizadores tornando o ano 2017 e anos que se seguem repletos de excitação.