iPod com todos

                      Home | Autores

Menu

Curiosidades

iPod Touch

iPod Touch

História

O iPod Touch é o primeiro iPod que também é uma plataforma móvel Wi-Fi.
O produto foi lançado em 5 de Setembro de 2007 através de um evento chamado “The Beat Goes On”. O iPod Touch adicionou a conjunção da interface gráfica cover flow e tecnologia multi-touch à linha dos iPods e está disponivel em versões de 8, 16 ou 32 GB de memória flash. Inlcui o browser de internet da Apple designado por Safari e é o primeiro iPod a disponibilizar acesso wireless à loja do iTunes.

Especificações

O iPod Touch tem um ecrã sensivel ao toque semelhante ao do iPhone, com resolução de 320x480, mas de qualidade inferior, dispõe de um acelerómetro que torna possivel ao dispositivo “saber” se está a ser segurado em modo portrait ou landscape e alterna a disposição do ecrã automaticamente, também dispõe de um sensor de luz que ajusta automaticamente a luminosidade do ecrã.
De momento os formatos suportados são exactamente idênticos aos do iPod clássico 6G, ou seja, a grande inovação neste iPod é a interface, o ecrâ ligeiramente maior e as capacidades Wi-Fi.

Wi-Fi

O iPod Touch vem equipado com Wi-Fi 802.1 b/g, e como o iPhone, inclui o browser Safari e uma aplicação especifica para a visualização de vídeos no YouTube.
Como o iPhone, o iPod Touch não suporta o método de autenticação 802.1X, tornando assim impossivel a conectividade em alguns negócios, escolas, universidades, redes privadas e públicas, como é o caso da rede eduroam no IST Tagus Park. Supostamente o software update 2.0 vai suportar autenticação 802.1X, mas ainda não foi nada confirmado, e para utilizadores que já tenham o iPod Touch, esse update de software vai ter de ser pago.

Third-Party Applications

Não muito tempo depois da saida do iPod Touch (firmware release 1.1.1), hackers conseguiram desbloquear o dispositivo, e a aplicação resultante, “installer.app” passou a permitir aos utilizadores fazer o download e instalar programas third-party não oficiais. Alguns destes programas dão mais opções de controlo sobre o iPod Touch ao utilizador do que está disponivel oficialmente. Qualquer modificação deste género não é coberto pela garantia da Apple, logo os utilizadores se o decidirem fazer, correm o risco de ficar com um dispositivo inutilizado, ou se depois tiverem problemas, não poderem recorrer à garantia.

Software Upgrades

Algumas das criticas principais ao iPod Touch, quando foi lançado, foram a falta do email do iPhone, mapas, e informação do mercado de valores. Em 15 de Janeiro de 2008, Steve Jobs anunciou que o software upgrade de Janeiro para o iPod Touch consistia de 5 novos programas: mail, mapas, mercado de valores, lembretes e tempo.
O upgrade de software está disponivel através do iTunes para aqueles que já possuem um iPod Touch, por 17€. Novos modelos já vêm com o upgrade de fábrica.
Porque o novo software é considerado um upgrade, muitos donos de modelos anteriores, consideraram que ele devia ter sido disponibilizado por um preço mais baixo ou até mesmo de graça. Imediatamente, depois do Steve Jobs anunciar o pagamento da taxa em palco, foi claramente vaiado pelo público.

Comparações com o iPhone

O iPod Touch é mais fino e mais leve que o iPhone, também não possui a capacidade de telemóvel, colunas internas, câmera integrada, botões fisicos para controlar o volume e capacidade Bluetooth.

Problemas iniciais com o ecrã

Vários dos primeiros clientes que compraram o iPod Touch queixaram-se que não se conseguia visualizar correctamente vários niveis de preto no ecrã.
O problema foi atribuido ao mau controlo de qualidade e aplicação incorrecta da camada reflectora do ecrã LCD.
O defeito causava que o ecrã tivesse um ângulo de visualização muito pequeno e em preto cintilantes.