Áudio - IPTV a technical and economical approach - UNREGISTERED VERSION

Go to content

Main menu

Áudio

O áudio é uma componente também bastante importante em IPTV, pois como se vai ver irá permitir aumentar a qualidade experiência do utilizar para níveis nunca antes vistos. Tal como no vídeo, o áudio continua a explorar a redundância e a irrelevância dos sinais, sendo que no caso do áudio é dado mais ênfase à irrelevância, devido a não haver muita redundância a ser explorada. As técnicas usadas na norma MPEG-2 trouxeram vários melhoramentos em relação à norma MPEG-1:


  •  Ritmos de amostragem mais baixas (16, 22.05 e 24 kHz contra as 32, 44.1 e 48 kHz que se verificavam);

                                                                                                  

  •  Um aumento do número de canais de áudio (passando a haver 5 em vez dos 2 que existiam, esta mudança permitiu aos utilizadores terem a ilusão de cinema em casa, conceito de "Áudio Surround");


  •  As 3 camadas da norma MPEG-1 (mp1, mp2 e mp3) estão novamente definidas na norma MPEG-2 com diferentes complexidades e com um aumento da performance.


Para o áudio a norma MPEG-2 divide-se em 2 partes:

  • Áudio Parte 3 (MPEG-2 Audio Backward Compatible (BC)) - esta codifica até 5 canais mais 1 canal de baixa frequência com alta qualidade e oferece compatibilidade inversa e directa com MPEG-1 Áudio, o que permite o aproveitamento de alguns equipamentos;


  • Advanced Audio Coding Part 7 (AAC) – Deixa de ter compatibilidade com MPEG-1, o que lhe permitiu aumentar o ritmo de distorção, atingindo melhor qualidade. Codifica entre 1 e 48 canais, com ritmos de amostragem de 8 a 96 kHz.


A norma MPEG-4 utiliza para a codificação de áudio, Advanced Audio Coding Part 7 (AAC) definido na norma MPEG-2 [6]. Ao contrário do vídeo, no áudio ambas as normas (MPEG-2 e MPEG-4) implementaram o mesmo codec, dai não haver uma competição tao feroz entre as normas no áudio.


O vídeo seguinte mostra claramente o aumento de qualidade de experiência do utilizador no que toca ao aumento do número de canais de áudio. Neste observamos o som vindo das diversas colunas em separado e depois o som proveniente de todas as colunas em simultâneo.

 
Back to content | Back to main menu