Nos dias de hoje, o conceito de televisão é muito mais abrangente do que era outrora, isto deve-se maioritariamente à explosão da Internet. Através desta começou a desenhar-se o conceito de uma televisão mais interactiva, com mais conteúdos multimédia e um serviço com mais qualidade, comparativamente a soluções já existentes de televisão por cabo ou satélite; e que pudesse ser difundida para casa dos clientes através de uma estrutura já existente na camada de rede, o IP (Internet Protocol).
É através deste novo paradigma que surge o conceito de IPTV, este novo serviço de televisão é capaz de corresponder às novas exigências dos clientes em ter um serviço de televisão melhor do que o actual.
Nos últimos anos, IPTV tornou-se uma das principais técnicas de distribuição e acesso de serviços multimédia de banda larga. Actualmente é uma das principais áreas de crescimento das empresas de Telecomunicações e tem uma margem de crescimento enorme, sendo capaz de suprir necessidades futuras dos utilizadores [1].