Modelo de Negócios - IPTV a technical and economical approach

Go to content

Main menu

Modelo de Negócios


O conceito de ver televisão sofreu uma grande transformação nos últimos anos com o aparecimento do serviço de IPTV. Desde então, devido à grande diversidade de serviços multimédia proporcionados ao utilizador, este passou a usufruir de mais quantidade e qualidade a nível de conteúdos, assim como de um maior controlo sobre os mesmos.

Todo este conceito de inovação e de novas possibilidades associado à IPTV desde cedo chamou a atenção dos fornecedores de Internet que viram neste serviço a oportunidade ideal para expandir o seu negócio, aumentar as suas vendas e quotas de mercado.

Assim surgiram os conhecidos pacotes de triple-play (e mais recentemente de quadruple-play) que englobam televisão, Internet fixa/móvel e voz fixa/móvel.

O sucesso de um negócio IPTV está relacionado com a capacidade que os Service Providers (SP) têm de proporcionar aos utilizadores conteúdos e serviços do seu agrado, na altura certa e de uma maneira que seja mais conveniente e apelativa.

De acordo com [12] existem alguns aspectos que devem ser tomados em consideração num modelo de negócios deste tipo e que podem resultar no seu sucesso.


Back to content | Back to main menu