IPTV e o Futuro - IPTV a technical and economical approach

Go to content

Main menu

IPTV e o Futuro

Ao longo desta página foram explorados diversos aspectos relativos ao universo da IPTV desde técnicas de compressão e protocolos, passando pelas arquitecturas correntes, e finalmente algumas características dos modelos de negócio e penetração do serviço em Portugal. Para concluir, será feita uma abordagem àquilo que se prevê ser o futuro desta técnica de distribuição e acesso de serviços multimédia de banda larga.


Num panorama mais tecnológico, e tendo em conta o crescimento previsto para os próximos anos, é expectável que o FTTH surja como tecnologia de preferência para o suporte de débitos binários progressivamente maiores. UHDTV (com uma resolução 16 vezes superior relativamente à HDTV, ilustrada na figura ao lado [18]) e canais 3D são cada vez mais uma realidade e exigem um esforço em termos de débito que as soluções mais tradicionais dificilmente conseguirão acompanhar.


No que toca a novos serviços e conteúdos, é possível perspectivar serviços de chat em tempo real, amazon-style e-commerce, doctor and nurse house calls entre outros. A IPTV é um mundo cheio de possibilidades, em que a criatividade (e os orçamentos) acaba mesmo por ser o limite, pelo que conteúdos e serviços continuarão a ser desenvolvidos e moldados de acordo com os gostos e necessidades das pessoas.

Para terminar, não existem dúvidas que a IPTV continuará durante muitos anos a ser um caso de sucesso e que a experiência de ver televisão será progressivamente mais entusiasmante; porém, e como consequência disso, prevê-se que as pessoas passem cada vez mais horas em frente ao ecrã, afastando-se da esfera social, isolando-se. Assim, deve ser tido em conta que aliado ao progresso existirá um problema de cariz social e de qualidade de vida que não deverá ser desprezado.



Back to content | Back to main menu