Gestão de grupos Multicast - IPTV a technical and economical approach - UNREGISTERED VERSION

Go to content

Main menu

Gestão de grupos Multicast

De salientar que a comunicação entre o utilizador e o servidor de conteúdos é feita através da sua STB (set top box), esta é um equipamento terminal localizado na casa do utilizador que serve como interface entre a televisão e a rede, permite também receber o sinal IPTV e converte-lo num sinal de vídeo que pode ser visto na televisão do utilizador.

O protocolo IGMP (Internet Group Management Protocol) está definido na norma RFC 3376, este é encapsulado directamente em datagramas IP visto pertencer à camada de rede. O objectivo principal deste protocolo é gerir os grupos multicast de um dado grupo de LAN’s (Local area Network). Este propósito é bastante importante, visto que as redes IPTV trouxeram um novo padrão na emissão de televisão. No caso da televisão por cabo tradicional os canais eram todos enviados para o utilizador e a selecção dos mesmos era feita no televisor do mesmo, mas em IPTV para poupar largura de banda os utilizadores que estiverem a ver o mesmo canal estão associados ao mesmo grupo multicast e quando quiserem mudar de canal têm de abandonar o grupo multicast onde se encontram e ligarem-se a outro, é aqui que o papel do protocolo IGMP se torna preponderante, este irá fazer a coordenação entre a mudança de grupos multicast na mesma LAN. De um modo geral, em IPTV, cada canal de televisão numa dada zona da rede está associado a um grupo multicast ao qual está associado o endereço IP da STB, quando um utilizador desejar ver um canal de televisão terá de se ligar ao grupo multicast correspondente. O protocolo IGMP faz uso de mensagens como: "membership_query", "membership_report" e "leave_group" para fazer a coordenação entre a entrada, saída ou controlo de utilizadores em grupos multicast.

Finalmente, como o IGMP apenas coordena trocas entre grupos multicast da mesma LAN, tem de existir um protocolo que faça a transição entre grupos multicast de LAN’s diferentes, esse protocolo é o PIM (Protocol-Independent Multicast), definido na norma RFC 3973, que consegue identificar 2 grupos multicast em LAN’s diferentes e fazer a troca entre esses mesmos grupos [8].


Back to content | Back to main menu