IPTV Portugal - IPTV a technical and economical approach - UNREGISTERED VERSION

Go to content

Main menu

IPTV Portugal

A entrada da IPTV em Portugal deu-se em Abril de 2006 com a Clix. Desde então, surgiu o serviço MEO (PT) em Junho de 2007, o Vodafone Casa (Vodafone) em 2009 e posteriormente a IRIS da ZON. Como se pode verificar na figura em baixo, actualmente o grupo Zon detém a maior quota de assinantes de TV por subscrição, encontrando-se logo a seguir a PT. No entanto, no que toca aos seus pacotes triple/quadruple play (MEO e IRIS, que incluem o serviço IPTV), as duas empresas possuem praticamente o mesmo valor relativo às quotas de assinantes. Por este motivo, nos últimos anos tem-se assistido a uma verdadeira guerra entre estes dois players que, através de campanhas de marketing agressivo, procuram cativar novos clientes e aliciar os que subscrevem o serviço da concorrência.

A concorrência entre ambos tem sido apontada como um dos factores que estão na base do aumento do número de assinantes do serviço de TV por subscrição nos últimos anos. De facto, no último trimestre de 2011, o número de subscritores atingiu cerca de 2,98 milhões, mais 69 mil que no trimestre anterior e mais 202 mil que no mesmo período do ano anterior, sendo que no universo da pay TV, a IPTV é o serviço que mais cresce todos os anos [16]
É interessante verificar que no capítulo da inovação, referente ao modelo de negócios, as duas operadoras procuram precisamente diferenciar-se tanto ao nível dos conteúdos oferecidos (canais exclusivos e HD) como ao nível dos serviços (destaque para o
MEO GO! e o MEO Remote de um lado e o ZON Phone do outro). A qualidade da IPTV em Portugal, e dos pacotes oferecidos pelas operadoras, tem vindo a ser reconhecida internacionalmente através de diversos prémios, sendo que actualmente o MEO é inclusive utilizado enquanto benchmark no mercado asiático.
Em baixo apresentam-se dois vídeos relacionados com a IPTV em Portugal e mais concretamente com a rivalidade referida entre os dois principais players a actuar no nosso país. No primeiro vídeo, ao longo dos 6 primeiros minutos é feita uma análise de ambos os serviços, destacando-se as características a nível tecnológico mais relevantes:


No segundo vídeo, de cariz mais humorístico, o CEO da Portugal Telecom fala um pouco sobre a fibra que suporta o serviço da MEO, sem nunca esquecer, claro está, a empresa concorrente com a qual trava uma guerra diária:


 
Back to content | Back to main menu