Dados - IPTV a technical and economical approach - UNREGISTERED VERSION

Go to content

Main menu

Dados

O TCP (Transmission Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol) são protocolos de nível 4, (camada de transporte), usados numa rede IP. O primeiro é um protocolo orientado à ligação e oferece um serviço fiável e sem perdas, (o que significa que todos os dados são entregues no receptor, ou em caso de falha a fonte é informada). O segundo é um protocolo não orientado à ligação e baseado no melhor esforço, não oferecendo fiabilidade nem um serviço sem perdas. Contudo, o protocolo UDP tem a vantagem de ter um cabeçalho mais reduzido que o TCP (8 vs 20 bytes), o que permite uma expedição mais rápida dos dados.

Os sistemas IPTV são aplicações em tempo-real muito sensíveis a atrasos e menos exigentes a eventuais perdas de pacotes, como tal a escolha do protocolo UDP para o transporte dos dados é óbvia pelas razões supracitadas [7].

Para compensar o facto do protocolo UDP não garantir um serviço fiável e sem perdas, usa-se o protocolo RTP (Real-Time Protocol), definido na norma RFC 3550. O objetivo é garantir um serviço que permita associar a cada pacote de dados o tipo de utilização, Payload type, (no caso do vídeo que codec usa, se MPEG-2 vídeo ou H.264/AVC); que permita a numeração de sequência (Sequence number), de modo a monitorizar as entregas e ordenar na recepção os pacotes que cheguem fora de ordem ou atrasados e que possibilite a transmissão do sinal de relógio (timestamp), este serve para marcar o instante de tempo da criação de um pacote, de modo a que na recepção seja possível decidir se o pacote chegou ou não a tempo, este campo do protocolo RTP é muito importante pois permite acabar com o fenómeno de jitter (atraso na entrega de dados numa rede, ou seja, é a variação do atraso entre pacotes sucessivos de dados).
A utilização do protocolo RTP não é obrigatória, mas as vantagens da sua utilização são bastante apelativas. Além dos benefícios da sua utilização é necessário adicionar um novo cabeçalho o que diminui a eficiência de transporte em cerca de 1%, este facto não é significativo para a não utilização do mesmo, dai utilizar-se recorrentemente.

Sabendo que os pacotes de MPEG-4 vídeo, áudio e Metadados (pacotes de dados) têm 1500 bytes e os cabeçalhos dos protocolos RTP, UDP e IP têm 12, 8 e 20 bytes, respectivamente. Podemos calcular as eficiências ao nível dos pacotes de dados, com a utilização ou não do protocolo RTP:

 
Back to content | Back to main menu