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Actualmente, a grande maioria dos Service Providers de IPTV apresentam as seguintes características associadas aos seus serviços [12]:
TV interactiva: a bidireccionalidade característica do serviço permite ao utilizador usufruir de canais interactivos, HDTV, serviços de música e jogos e ainda de serviços pagos como o VoD (Video on Demand) que disponibiliza um conjunto diversificado de filmes que o utilizador pode visualizar a qualquer momento. Através do seu comando, o utilizador poderá ainda navegar pelos diversos menus disponíveis e consultar informação detalhada sobre a grelha e programas televisivos assim como comprar canais a vulso;
Time-
Personalização, por exemplo, dos menus de navegação para que estes se adaptem mais ao tipo de utilizador e aos seus hábitos.
Para um melhor entendimento destas e de outras características, encontra-
Aquando da escolha de um serviço de IPTV, um cliente irá ter em conta não só os preços praticados pelo SP, mas também os serviços que lhe são apresentados.
Assim, é muito importante que uma empresa provedora de serviços tenha a capacidade de se destacar perante as restantes, oferecendo conteúdos e serviços que permitam a sua diferenciação [12] [13].
O conceito de inovação é fundamental para a diferenciação e deverá ser entendido em dois sentidos diferentes:
Ao nível dos conteúdos, através por exemplo da introdução de novos canais e novos conteúdos on demand;
Ao nível dos serviços, tornando cada vez mais absorvente e única a experiência de ver televisão. Tem-
A evidência de que existem bons modelos de negócio e que de facto a IPTV é um caso de sucesso no mundo inteiro é demonstrada pelo número de subscritores que tem vindo a aumentar de ano para ano (ver figura abaixo [14]).
Também no capítulo das receitas essa tendência se verifica, apontando as perspectivas mais optimistas para valores na casa dos US$45,3 biliões no ano de 2015 face aos US$21,8 milhões atingidos em 2011 [15]. Tal como acontece actualmente, a Europa e a América do Norte deverão continuar a gerar a maior fatia da receita a nível global, uma vez que na Ásia os valores das ARPU’s (Average Revenue Per User) são bastante baixos. Denote-