Inovação - IPTV a technical and economical approach - UNREGISTERED VERSION

Go to content

Main menu

Inovação

Actualmente, a grande maioria dos Service Providers de IPTV apresentam as seguintes características associadas aos seus serviços [12]:

  • TV interactiva: a bidireccionalidade característica do serviço permite ao utilizador usufruir de canais interactivos, HDTV, serviços de música e jogos e ainda de serviços pagos como o VoD (Video on Demand) que disponibiliza um conjunto diversificado de filmes que o utilizador pode visualizar a qualquer momento. Através do seu comando, o utilizador poderá ainda navegar pelos diversos menus disponíveis e consultar informação detalhada sobre a grelha e programas televisivos assim como comprar canais a vulso;


  • Time-shifting combinado com DVR (Digital Vídeo Recorder), em que basicamente é possível fazer pause/play e rewind/forward em programas transmitidos em directo (ou não) e ainda guardar conteúdos para mais tarde visualizar;


  • Personalização, por exemplo, dos menus de navegação para que estes se adaptem mais ao tipo de utilizador e aos seus hábitos.


Para um melhor entendimento destas e de outras características, encontra-se no canto superior
desta página um vídeo descritivo de um serviço de triple-play (que engloba IPTV) de uma operadora portuguesa sobejamente conhecida.

Aquando da escolha de um serviço de IPTV, um cliente irá ter em conta não só os preços praticados pelo SP, mas também os serviços que lhe são apresentados.
Assim, é muito importante que uma empresa provedora de serviços tenha a capacidade de se destacar perante as restantes, oferecendo conteúdos e serviços que permitam a sua diferenciação [12] [13].

O conceito de inovação é fundamental para a diferenciação e deverá ser entendido em dois sentidos diferentes:

  • Ao nível dos conteúdos, através por exemplo da introdução de novos canais e novos conteúdos on demand;


  • Ao nível dos serviços, tornando cada vez mais absorvente e única a experiência de ver televisão. Tem-se assistido ao desenvolvimento recente de múltiplos serviços inovadores dos quais destacamos a possibilidade de se usufruir do serviço IPTV em dispositivos móveis, que com o amadurecimento do 4G deverá conhecer um profundo crescimento nos anos vindouros.


A evidência de que existem bons modelos de negócio e que de facto a IPTV é um caso de sucesso no mundo inteiro é demonstrada pelo número de subscritores que tem vindo a aumentar de ano para ano (ver figura abaixo [14]).

Também no capítulo das receitas essa tendência se verifica, apontando as perspectivas mais optimistas para valores na casa dos US$45,3 biliões no ano de 2015 face aos US$21,8 milhões atingidos em 2011 [15]. Tal como acontece actualmente, a Europa e a América do Norte deverão continuar a gerar a maior fatia da receita a nível global, uma vez que na Ásia os valores das ARPU’s (Average Revenue Per User) são bastante baixos. Denote-se que os valores apresentados na figura em baixo, relativos à receita global, são apenas estimativas e como tal poderão sofrer alterações. As possíveis diferenças face às perspectivas actuais poderão advir por um lado da incerteza ao nível da expansão da IPTV no mercado asiático, africano e na Europa de Leste (onde actualmente a penetração do serviço é inferior a 10%) e por outro devido à incerteza se os valores médios relativos à ARPU irão aumentar ou diminuir [17]. De qualquer maneira, o crescimento irá certamente ser uma constante nos próximos anos e irá fazer com que as operadoras continuem a investir, beneficiando, em última instância, os seus clientes.

 
Back to content | Back to main menu